# Sejam Bem-Vindos ao Portal SBT Audiência, Opine, Comente, Reclame, Dê Sugestões, estamos fazendo o possível para manter-lós informados sobre a programação e novidades do SBT, desde já Agradecemos o Carinho e a Confiança.

domingo, 20 de maio de 2012

Compare as versões 1991 e 2012 de Carrossel.



Estreia nesta segunda (21) no SBT, às 20h30, o aguardado remake de "Carrossel", a novela infantil mexicana que foi um dos maiores sucessos já exibidos pelo SBT.

No ar no SBT entre maio de 1991 e abril de 1992, foi produzida em 1989 pela Rede Televisa, do México. O sucesso foi tanto que o SBT reprisou a novela três vezes: em 1993, 1995 e 1996.
Agora, a emissora de Silvio Santos se prepara para o grande desafio: exibir a sua própria versão da história.

Compare as duas versões e descubra o que mudou e o que permaneceu:
Foto: A Professora Helena: Gabriela Rivero cede espaço para Rosane Mulholland
Professora Helena
A protagonista da novela, interpretada no original por Gabriela Rivero, será agora vivida por Rosane Mulholland. A cândida e quase virginal Helena da versão mexicana foi atualizada e modernizada. Segundo Íris Abravanel, que adapta a história, a Helena atual "é uma Kate Middleton . Ela é o protótipo da princesa moderna".
Foto: A terrível Maria Joaquina, vivida por Ludwika Paleta, agora será Larissa Manoela
Cirilo e Maria Joaquina 
A dupla mirim que tanto cativou os brasileiros na década de 90 também estará presente. Pedro Javier Vivero e Ludwika Paleta são substituídos por Jean Paulo Campos e Larissa Manoela.
Foto: O romântico Cirilo, papel de Pedro Javier Vivero, agora será de Jean Paulo Campos
Bullying e Racismo 

Quanto à atmosfera politicamente incorreta do original, com o bullying e o racismo expostos - Maria Joaquina rejeitava Cirilo, chamando-o de "negro" -, o remake pretende suavizar o assunto, mas não descartá-lo. "O bullying é um veneno que está destruindo nossas crianças e aterrorizando professores", comenta Íris Abravanel. "O racismo hoje em dia continua a mesma coisa, infelizmente. Não podemos ignorar essa história, pois é uma forma de ensinar, e se gerarmos esta indignação nos telespectadores mirins, pode ser que diminua um pouquinho", acredita a autora.
Foto: O elenco do remake durante coletiva de imprensa

Ingenuidade 

O clima ingênuo do original também será modificado. Apesar do SBT promover o remake como "a novela que vai reunir toda a família", seria impossível retratar crianças de 2012, na era da internet, da mesma forma ingênua de 1989. Os personagens do remake serão crianças mais "espertas", despojadas e modernas - seguindo a linha da nova Professora Helena.
Foto: Valéria, feita por Krystel Klitbo em 1989, agora fica nas mãos de Maísa

Valéria é Maísa 

A personagem Valéria, vivida por Krystel Klitbo no original, agora vai para Maísa, a estrela mirim do SBT, que estreia como atriz com novo visual: cabelos lisos.



Foto: Maísa com Gabi Saraiva, que encarna a mãe de Valéria na trama


Duração 

A novela original tinha 375 capítulos, ficando um ano no ar. Desta vez, a trama foi reduzida: serão 260 capítulos, 115 a menos do que o original.
Foto: Cena da novela original, com os clássicos uniformes azuis

Uniformes 

O clássico uniforme azul, amado por muitos e detestado por tantos outros, foi alterado. Na versão do SBT, o tom geral é amarelo e branco, com detalhes em xadrez - um estilo bastante parecido com o uniforme escolar das crianças de "Chiquititas", outro remake infantil do SBT, feito a partir do original argentino.
Foto: No remake 2012, o uniforme é branco e amarelo, na linha "Chiquititas"

Autoria

O texto original era de Abel Santacruz. Agora, Íris Abravanel assume a adaptação. A mulher de Sílvio Santos já está em sua quarta novela como autora no SBT. Vale lembrar que a própria "Carrossel" de 1989 já era um remake. A primeira versão, argentina, foi feita em 1966. A segunda, também argentina, em 1983. Só em 1989, no México, surgiu a versão que ganharia fama no Brasil de 1991.
Foto: Maísa durante a coletiva de imprensa da novela
Modernidade


A simplicidade franciscana do original mexicano - que em vários aspectos lembrava o seriado "Chaves", também mexicano - agora é substituída por uma versão high tech. Até o ponto eletrônico será usado pelo elenco infantil. "Usa quem quer. Quem achar que não precisa, não usa. Deixamos as crianças bem à vontade, não vejo o menor problema com isso. É um teste que estamos fazendo", explicou o diretor geral da novela, Reinaldo Boury, durante coletiva de imprensa.

Música Tema

A música tema do remake do SBT será "Carrossel", composição de Arnaldo Saccomani e Júlia Nascimento, cantada por Priscilla Alcântara e Yudi Tamashiro, apresentadores jovens da emissora. Trata-se de uma regravação da famosa e inesquecível canção que o SBT produziu em 1991 especialmente para o Brasil - aquela do refrão "Embarque nesse carrossel, onde o mundo faz de conta e a terra é quase o céu..."
Foto: Parte do elenco em cena do clipe musical que encerrará cada capítulo

Concorrência 

Em 1991, "Carrossel" rivalizava com a emissora líder, a TV Globo. E conseguiu derrotá-la em diversas ocasiões, roubando o público do "Jornal Nacional" e da novela das 20h30 da época, "O Dono do Mundo". A sofisticada trama de Gilberto Braga foi rejeitada pelo grande público, que preferiu se envolver com a simplória Professora Helena e seus alunos. Em 2012, a nova "Carrossel" irá ao ar às 20h30, rivalizando novamente com o "Jornal Nacional" e parte de "Avenida Brasil". Conseguirá repetir a proeza de 1991? O tempo vai mostrar...

Fonte: Portal IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário