# Sejam Bem-Vindos ao Portal SBT Audiência, Opine, Comente, Reclame, Dê Sugestões, estamos fazendo o possível para manter-lós informados sobre a programação e novidades do SBT, desde já Agradecemos o Carinho e a Confiança.

domingo, 3 de março de 2013

A Melhor Novela Mexicana de Todos os Tempos: 4ª "Maria do Bairro".

Em 4ª Lugar " Maria do Bairro" com 67 Votos.


María la del Barrio (no Brasil e em Portugal, Maria do Bairro) é uma telenovela mexicana que foi produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas de 14 de agosto de 1995 a 3 de maio de 1996, em 185 capítulos. Baseada em Los ricos también lloran (1979), que por sua vez é um remake da produção venezuelana Raquel (1973),María la del Barrio é a última telenovela da chamada Trilogía de las Marías, da qual também fazem parte María Mercedes (1992) e Marimar (1994). Tem por argumento a história de uma garota vivaz e graciosa que, após a morte da madrinha, é levada para morar na mansão de uma rica e influente família pelo patriarca e se apaixona por um dos filhos dele, tendo que vencer a hostilidade dos demais moradores.
María la del Barrio foi exibida em 182 países, sendo uma das telenovelas que alcançou maior internacionalização e um dos programas mais vistos da história da televisão.No mundo lusófono, foi exibida no Brasil pelo Sistema Brasileiro de Televisão em cinco ocasiões e, em Portugal, pela RTP1. A trama contou com Thalía no papel-título, Fernando Colunga como o par romântico da protagonista, Itatí Cantoral como aantagonista principal, Ana Patrícia Rojo e Sílvia Caos como as antagonistas secundárias. Ricardo Blume, Irán Eory, Carmen Salinas, Osvaldo Benavides e Ludwika Paleta interpretaram os demais papéis principais da história.
Sua reapresentação no México iniciou no dia 11 de junho de 2012 por sua emissora original e, no Brasil, pela quinta vez, foi reprisada entre 6 de fevereiro e 27 de julho de 2012 pelo SBT sucedendo Marimar, em 120 capítulos e antecedendo María Mercedes.

Abertura:





HISTÓRIA:


Primeira fase

Maria Hernández Lorráz é uma jovem humilde, sem instrução e sonhadora que vive com sua madrinha Cacilda no bairro João Diego, na periferia da cidade do México, e trabalha como catadora de material reciclável em um aterro sanitário. No dia em que Maria completa 15 anos, sua madrinha falece; antes, porém, em seu leito de morte, Casilda pede ao padre Honório que ele encontre uma residência onde sua afilhada seja acolhida e tenha trabalho. A jovem órfã é acolhida pelo empresário Fernando Dela Vega, patriarca da família Dela Vega, uma das mais abastadas e influentes do país. Ele deseja lapidar a garota e torná-la uma mulher refinada, acolhendo-a como um membro da família. Fernando encontra resistência em sua esposa Vitória Montenegro que, junto da empregada Carlota, despreza Maria desde o primeiro momento.

Luís Fernando, o primogênito do casal Dela Vega, foi abandonado pela sua noiva Brenda, o que transforma-lhe em um indivíduo misógino: ele jura que nunca mais se envolverá afetivamente com mulheres, apenas irá brincar com os sentimento delas. Ele inicialmente envolve-se com Maria com este objetivo, no entanto acaba apaixonando-se por ela. Já Soraya Montenegro é sobrinha de Vitória e, desde a adolescência, almeja conquistar Luís Fernando a qualquer custo. Prepotente e orgulhosa, ela também despreza Maria, a qual se refere sob o adjetivo de "marginal".

Maria vai aos poucos conquistando a amizade e a confiança dos moradores e dos empregados da mansão, entre eles Vitória, que muda sua atitude com a jovem, e Lupe (Guardalupe Linhares), governanta da casa, além de Vanessa e Vladimir, os outros filhos do casal Dela Vega. Soraya aproveita-se de uma das rotineiras embriaguezes de Luís Fernando, leva-o para a cama e forjar um exame de gravidez falso, o que faz com que ele sinta-se obrigado a casar-se com ela, mesmo amando Maria. Esta, a fim de esquecer Luís, por quem também é apaixonada, passa a namorar Vladimir; a jovem também recebe aulas de etiqueta e de alfabetização de Dona Carol, professora especialmente contratada por Don Fernando para lecionar para Maria. Luís também passa por uma transformação de personalidade: ele amadurece e deixa de seu um rapaz inconsequente e alcoólatra, passando a trabalhar na empresa de seu pai. Ele começa a desconfiar da gravidez de Soraya, e esta forja outro exame, agora dizendo que sofreu um abordamento.

Soraya, que passa a morar na mansão dos Dela Vega junto de sua preceptora Calixta (que cuida dela com devoção desde que era uma menina), entra constantemente em atrito com Maria, e obstina-se a matá-la. Calixta, que também é curandeira, ajuda a sua protegida colocando ervas venenosas na água que Maria bebe. Esta passa mal e é internada num hospital, onde descobre-se a causa da enfermidade. Calixta revela a Soraya que é sua verdadeira mãe; com ódio, Soraya a expulsa da mansão. Osvaldo, o amante de Soraya, descobre o perverso plano e a denuncia. Em uma violenta briga, Soraya tenta matá-lo e acaba caindo da janela de um apartamento, sendo dada como morta. Maria se recupera, Luís Fernando pede ela em casamento e ela aceita.

Segunda fase

Com o decorrer do casamento de Maria e Luís, o ciúme o alcoolismo dele se torna insuportável, e ele passa a desconfiar que Maria e seu irmão são amantes, e quando o irmão de Luís Fernando, Vladimir, vai à mansão pedir desculpas à Maria por não ter comparecido ao casamento dela, Luís Fernando flagra os dois abraçados. Isso faz com que Luís Fernando e Maria se separem. A família Dela Vega muda-se para a Espanha, só ficando Maria e Luís Fernando na casa. Maria fica grávida e encontra apoio e amizade em Lupe, a governanta da casa. Ela passa toda a gravidez com transtorno bipolar, febril e se sentindo muito mal, e então, passa a se descuidar nesse período e volta a andar com roupas rasgadas e cabelos avoados. Momentos antes de ter a criança, Luís Fernando pede o divórcio de Maria, que sai de casa desesperada. A jovem dá à luz seu filho chamado Fernando num hospital. Ela recebe alta junto com a criança e sai desesperada pela cidade, vagando pelas ruas com o bebê no colo. Sem querer, ela acaba entregando o recém-nascido a uma mulher, que vende doces em uma praça, chamada Agripina. Lupe e Luís encontram Maria internada em um hospício, que diz ao seu marido que o filho deles morreu e ele compensa o mal adotando uma recém nascida chamada Maria dos Anjos e apelidada de Tita. Maria resolve fazer buscas ao seu filho perdido e Luís Fernando fica sem tempo pra cuidar de Tita. Lupe contrata Penélope, sua afilhada, para cuidar de Tita. Porém Penélope é má e ambiciosa e maltrata Tita. Penélope se apaixona por Luís Fernando, chantageia, e eles passam a ser amantes. Maria, após descobrir a verdade, demite Penélope, e pede divórcio de Luís Fernando. No entanto, ele pede perdão a Maria e ela aceita.

Depois de quinze anos, Fernando, chamado simplesmente de Nando, já tem dezessete anos e trabalha como vendedor de loteria. Numa noite, Agripina sofre um acidente, passa muito mal e é internada em um hospital, e precisando de dinheiro para comprar os remédios de sua mãe, Nando acaba sendo influenciado por um amigo a roubar uma casa de ricos. Ele rouba a casa de Maria sem saber, e ela o flagra roubando sua casa, ela grita e Luís Fernando chega com uma arma e aponta para ele, que tenta explicar que foi roubar pois precisava do dinheiro para comprar os remédios para sua mãe que está internada num hospital. Luís Fernando leva o garoto à delegacia e Nando é preso. No dia seguinte, Maria volta ao hospital e reconhece Agripina, que, por sua vez, não se lembra dela. Ela diz que está muito preocupada com Nando, então Maria conta que ela o contratou para trabalhar em sua casa. Assim, Maria começa a sustentá-lo, sem ele saber que é sua mãe. Tita, agora com quinze anos, acha que Nando é amante da mãe, por vê-la sempre feliz ao lado dele. Penélope agora está casada com Zé Maria "Papacito", um malandro que faz chantagens a Maria e ameaça dizer que Nando é seu amante, assim, consegue dinheiro em troca do silêncio. Numa conversa de Maria com Tita, ela deixa escapar que Nando é seu filho.

Após Maria contar à Nando que ele é seu filho ele vai morar com os Dela Vega, e Luís Fernando sem saber que ele é seu filho, acredita que Maria levou seu amante para dentro de sua própria casa, e pega sua arma e vai obstinado a matar o amante de sua esposa. Depois de tentar atirar em Nando, Maria grita que ele é seu filho, e Luís Fernando começa a chorar. Maria o abraça e o leva para o quarto e ela lhe explica tudo o que escondeu por longos anos. Penélope e Zé Maria acabam presos por suas chantagens e crimes.

Terceira fase

Soraya está completamente recuperada de seu acidente há dez anos, e vive nos Estados Unidos aplicando muitos golpes, e se casa com o viúvo Oscar, pai de Alícia, uma menina de dezessete anos que vive em uma cadeira de rodas. Ela assassina o marido, e herda toda a fortuna, porém pelo testamento é obrigada a trazer Alícia consigo. Soraya volta disposta a se vingar de Maria e dos Dela Vega. A princípio, ela se mostra arrependida por tudo que fez, tentando convencer a família. Porém, ela conhece Nando e o seduz, induzindo-o para um mau caminho e colocando-o contra seus pais. O rapaz se convence das farsas e mentiras da amante e começa a desrespeitá-los, indo à mansão de Soraya diversas vezes apenas para beber e servir como objeto sexual. Lá, Fernando também conhece Alícia e Esperança que o aconselha parar de ir a casa. Com isso, Maria desconfia que a inimiga não mudou e apenas está usando o filho. Até que entre as idas de Nando, ele encontra Aldo com Soraya e descobre que tudo não era verdade. Ela fica deprimida e percebe que o ex-amante agora está apaixonado por Alícia e a proíbe de vê-lo. Em uma de suas festas com amigos, Nando decide ver Alícia e Soraya, que tem uma crise de psicopatia, ela joga a enteada, Esperança, no chão, contra a parede e corta o filho de Luís Fernando com uma tesoura afiada. Alícia é salva por Aldo que estava na festa, Esperança e Nando vão para um hospital onde ficam internados. Após dias, Maria denuncia Soraya que fica presa por quinze dias até o julgamento, neste ela é considerada inocente. Com ideia de se vingar, encontra sua mãe verdadeira, Calixta. Ela, muito pobre e doente, vive como mendiga, e reconhece a filha. Soraya fica com ódio da mãe, por saber que era filha dela, a empurra de propósito, e ela bate a cabeça e morre. Inicialmente Nandinho é acusado pelo crime, mas para salvar o filho da prisão, Maria assume ter matado Calixta para se vingar e culpar Soraya, sendo condenada e presa em uma penitenciária feminina, onde reencontra Penélope, e dentro da cadeia, ela arma vários conflitos para se vingar de Maria, que passa a ser humilhada e agredida pelas detentas. Então, acontece um grande incêndio, Maria salva Penélope e consequentemente desaparece nas chamas. Com isso, todos são informados de que sua morte foi inevitável. Penélope, sensibilizada com a possível "morte" de Maria e por ela ter salvo sua vida, se arrepende de todo o mal que fez e decide seguir uma vida nova após sair da cadeia. Dias depois, Daniel, um médico de idosos, a encontra vagando pelas ruas totalmente sem memória e a leva para sua casa, onde trabalha como babá dos filhos do doutor, porém Cecília, uma mulher que quer reconquistar Daniel, enfrenta Maria. Depois de muitas armações, Cecília é descoberta e expulsa de casa por Daniel. Após semanas trabalhando na casa de Daniel, a diretora do presídio informa que Maria está viva e possivelmente, sem memória.

Nando e seu pai se entusiasmam e decidem procurá-la pelas ruas, porém Agripina tem um infarto. Soraya encontra Maria próxima ao parque enquanto fugia da polícia e cria planos para matá-la queimada. Assim, se disfarça de enfermeira de um hospital onde estava Maria e aproveita a amnésia da inimiga, mente que Tita está passando mal e a leva de carro para uma cabana. Esperança e Alícia observam e contatam a família Dela Vega

Final da trama

Agripina acaba se recuperando e sobrevive. Na cabana, em meio a uma briga, Soraya dá um tapa em Maria que cai, bate a cabeça e desmaia. Ao acordar, ela se lembra de tudo e Soraya confessa seus crimes chorando, completamente enlouquecida. Soraya joga gasolina ao redor da cabana. A empregada de Soraya revela onde a patroa está, e Luís Fernando invade a casa no meio da mata fechada. Soraya entra na casa com Maria e joga um palito de fósforo no chão e propaga o fogo.

Luís Fernando salva Maria, que tenta salvar Soraya, que fica presa entre as chamas e morre carbonizada. Dois meses depois, após melhorar o impacto de todos os acontecimentos em suas vidas, Luís Fernando e Maria comemoram felizes a vida nova com seus filhos. Graça, uma amiga de Maria que a conheceu no presídio agora está trabalhando para Daniel como servente. Gonçalo encontra uma paixão. Urbano e Filipa afirmam que finalmente, irão ficar juntos. Agripina casa-se com Veracruz. Nandinho se casa com Alícia, que faz uma cirurgia e volta a andar. Tita namora Aldo. Maria revela estar novamente grávida

Tema de Abertura Completo e com fotos da Novela.

Letra


Maria La Del Barrio

Thalía

Y a mucha honra María la del Barrio soy
La que de escuincla quedó resola
Y pa' cambiar su suerte
De su barrio querido se fué
Pa' poder comer
Y a mucha honra Maria la del Barrio soy
La que chamaca locamente se enamoró
Y por curar dolencias
Se desquició
Cuando él la dejó
Maria, Maria la del Barrio no, no llores más
Maria, Maria la del Barrio por tu amor él regresará
Y a mucha honra Maria la del barrio soy
La que señito a su hijo abandonó
Y pa' cubrir este pecado
En su secreto lo convirtió
Señor, perdóname Señor
Maria, Maria la del Barrio no, no llores más
Maria, Maria la del Barrio por tu amor él regresará
Maria, Maria la del barrio no te culpes más
Maria, maria la del barrio Dios te perdonará
Soy Maria, Maria la del Barrio
Que de mi corazón se adueño
Todita mi ilusión él se llevó
Soy Maria, Maria la del Barrio
Que regrese a mi le pido a Dios
Porque yo me pierdo sin su amor
Soy Maria, Maria la del Barrio
Sangre de mi sangre abandoné
Doy mi vida por volverlo a ver
Soy Maria, Maria la del Barrio
Ay! Ayudame señor
A enmendar este cruel error
Maria, Maria la del Barrio
Soy Maria, Maria la del Barrio
Maria la del Barrio soy yo
Por amor fue que todo pasó
Maria la del Barrio soy yo
Cuanto sufre mi herido corazón
Maria la del Barrio soy yo
Quiera Dios mi pecado perdonar
Maria la del Barrio soy yo
Para que vuelva la felicidad


Lançamento e repercussão

A telenovela foi amplamente bem-recebida durante seus primeiros capítulos, inclusive em suas reprises. A jornalista Patrícia Kogut disse que a produção de Thalía era "a imbatível heroína do SBT" e comparou a exibição desta com as tramas da Rede Record, transmitidas na mesma data: "O drama mexicano estrelado por Thalía crava entre sete e oito pontos. Na Record, “Vidas Opostas” gira em torno dos cinco pontos; “Máscaras (telenovela)” chega a sete, mesma marca de “Rebelde” na última semana. Vale observar, claro, que “Maria do Bairro” é exibida em outro horário." Leila Reis, do jornal O Estado de S.Paulo, avaliou positivamente as cenas da telenovela, caracterizando-as como cômicas: "com seqüências mais involuntariamente cômicas do que em qualquer Maria do Bairro". A telenovela teve uma recepção positiva, tanto no Brasil, quanto no México que obteve índices elevados. O sucesso da trama favoreceu à audiência, a quantidade de prêmios recebidos e a internacionalização.

 Exibição e audiência 
Ficheiro:Maria do Bairro - Sessão da Tarde - Tudo a Ver.PNG
 Gráfico comparativo das médias mensais de audiência de Maria do Bairro, Sessão da Tarde e Tudo a Ver, durante a exibição da telenovela pelo SBT entre fevereiro e julho de 2012.


 A telenovela foi originalmente exibida no México pelo Canal de las Estrellas (nome comercial do canal XEW-TV) de 14 de agosto de 1995 a 3 de maio de 1996, em 185 capítulos. Inicialmente veiculada de segunda-feira à sexta-feira às 17 horas, foi transferida a partir de 2 de outubro de 1995 para o "horário estrelar" (entre 21 e 22 horas). María la del Barrio conta com pelo ao menos três reapresentações em seu país de origem. A primeira, iniciada em 5 de dezembro de 2005, por ocasião dos dez anos da produção; a segunda, em 2008, às 12 horas, atingindo índices satisfatórios de audiência; e, numa terceira ocasião, está sendo exibida atualmente, desde 11 de junho, também no horário das 12 horas.

Exibição internacional

 No Brasil, a exibição original foi dois anos após a produção em 1997, as reprises foram em 1998, 2004, 2007 e 2012. Em 2012, a telenovela alcançou a média de 7/8 pontos, com picos de 10. Na Argentina, durante sua estreia em 2012, ela alcançou índices altos com picos de 9, superando a sua precedente Marimar que marcou 6,7 pontos.

Audiência Detalhada


NOVELA: Maria do Bairro (1997)
HORARIO: 19h45
DE: Inés Rodena
1° Semana : 18 17 16 15 16 14 = 16
2° Semana : 14 16 17 14 15 12 = 15
3° Semana : 14 14 17 16 14 13 = 15
4° Semana : 15 16 19 17 16 14 = 16
5° Semana : 15 15 17 19 19 16 = 17
6° Semana : 17 17 19 18 17 16 = 17
7° Semana : 19 17 18 19 18 15 = 18
8° Semana : 20 19 19 15 18 17 = 18
9° Semana : 20 19 18 19 20 17 = 19
10° Semana : 20 17 19 18 18 16 = 18
11° Semana : 19 21 21 20 18 17 = 19
12° Semana : 19 19 22 20 21 18 = 20
13° Semana : 20 21 22 19 20 18 = 20
14° Semana : 21 20 20 18 21 17 = 20
15° Semana : 19 20 21 19 20 16 = 19
16° Semana : 18 19 22 19 21 18 = 20
17° Semana : 20 21 19 19 22 20 = 20
18° Semana : 21 20 21 19 20 19 = 20
19° Semana : 21 19 18 20 21 19 = 20
20° Semana : 20 19 19 19 22 17 = 19
21° Semana : 19 19 20 21 19 19 = 20
22° Semana : 19 17 19 21 20 18 = 19
23° Semana : 18 21 20 18 19 17 = 19
24° Semana : 18 16 19 20 17 17 = 18
25° Semana : 17 21 21 19 20 19 = 20
26° Samana : 19 21 22 20 22 21 =21
27° Semana : 23 ** ** ** ** ** = 23
MÉDIA GERAL: 19 pontos – Fenômeno


Maria do Bairro (Reprise) 2012.

mariady.jpg (550×246)
NOVELA: Maria do Bairro
HORÁRIO: 16h15
DE: Inés Rodena
META: 5/6 pontos
06/02 a 10/02/2012 07 08 07 07 07 = 07
13/02 a 17/02/2012 06 06 07 06 07 = 06
20/02 a 24/02/2012 ** ** 07 06 07 = 07
27/02 a 02/03/2012 07 06 05 06 07 = 06
05/03 a 09/03/2012 06 06 05 06 06 = 06
12/03 a 16/03/2012 05 06 06 06 06 = 06
19/03 a 23/03/2012 06 06 06 06 06 = 06
26/03 a 30/03/2012 06 06 09 06 07 = 07
02/04 a 06/04/2012 07 06 07 06 ** = 07
09/04 a 13/04/2012 07 05 07 06 06 = 06
16/04 a 20/04/2012 08 06 06 06 06 = 06
23/04 a 27/04/2012 07 05 07 06 07 = 06
30/04 a 04/05/2012 08 ** 07 07 07 = 08
07/05 a 11/05/2012 06 07 06 09 05 = 07
14/05 a 18/05/2012 07 08 07 07 07 = 07
21/05 a 25/05/2012 08 07 07 06 08 = 07
28/05 a 01/06/2012 06 07 07 07 07 = 07
04/06 a 08/06/2012 07 07 08 ** 07 = 07
11/06 a 15/06/2012 06 07 08 07 08 = 07
18/06 a 22/06/2012 07 08 06 08 08 = 07
25/06 a 29/06/2012 08 07 07 07 06 = 07
02/07 a 06/07/2012 06 05 06 06 06 = 06
09/07 a 13/07/2012 06 06 07 07 07 = 07
16/07 a 20/07/2012 09 07 08 07 08 = 08
23/07 a 27/07/2012 09 07 08 08 09 = 08
MÉDIA GERAL: 07 pontos – Grande Sucesso


Maria do Bairro (Reprise) 2007

mariady.jpg (550×246)
NOVELA: Maria do Bairro (Reprise)
HORÁRIO: 
17h
DE: 
 Inés Rodena
META:
 6/7 pontos
12/11 a 16/11/2007  05 06 06 05 06 = 06
19/11 a 23/11/2007 04 05 06 06 05 = 05
26/11 a 30/11/2007 05 05 05 06 06 = 05
03/12 a 07/12/2007 06 05 06 05 04 = 05
10/12 a 14/12/2007 05 05 06 07 06 = 06
17/12 a 21/12/2007 05 06 07 05 05 = 06
24/12 a 28/12/2007 04 04 06 06 05 = 05
31/12 a 04/01/2008 03 03 06 06 05 = 05
07/01 a 11/01/2008 07 07 05 05 06 = 06
14/01 a 18/01/2008 05 05 05 06 06 = 05
21/01 a 25/01/2008 06 06 07 06 06 = 06
28/01 a 01/02/2008 07 06 07 08 06 = 07
04/02 a 08/02/2008 08 08 09 08 07 = 08
11/02 a 15/02/2008 07 08 07 07 07 = 07
18/02 a 22/02/2008 07 07 08 06 06 = 07
25/02 a 29/02/2008 07 07 07 07 07 = 07
03/03 a 04/03/2008 07 09 ** ** ** = 08
MÉDIA GERAL: 06 pontos – Sucesso


Maria do Bairro (Reprise)2005

mariady.jpg (550×246)
NOVELA: Maria do Bairro (Reprise)
HORÁRIO: 
15h
DE: 
 Inés Rodena
META: 
10
02/08 a 06/08/2004 10 10 11 12 13 = 11
09/08 a 13/08/2004 11 10 10 12 10 = 11
16/08 a 20/08/2004 10 11 11 11 11 = 11
23/08 a 27/08/2004 11 13 11 11 11 = 11
30/08 a 03/09/2004 09 11 10 12 10 = 10
06/09 a 10/09/2004 11 09 10 12 10 = 10
13/09 a 17/09/2004 11 11 11 12 12 = 11
20/09 a 24/09/2004 11 12 12 12 12 = 12
27/09 a 01/10/2004 11 11 12 12 12 = 12
04/10 a 08/10/2004 11 12 12 12 10 = 11
11/10 a 15/10/2004 09 09 12 12 14 = 11
18/10 a 22/10/2004 11 12 13 12 11 = 12
25/10 a 29/10/2004 13 13 12 12 14 = 13
01/11 a 05/11/2004 14 13 12 13 12 = 13
08/11 a 12/11/2004 15 14 15 14 13 = 14
15/11 a 19/11/2004 14 13 16 15 16 = 15
22/11 a 26/11/2004 18 15 16 16 17 = 16
29/11 a 03/12/2004 16 15 15 14 14 = 15
06/12 a 10/12/2004 15 15 16 14 13 = 15
13/12 a 17/12/2004 14 14 13 15 13 = 14
20/12 a 24/12/2004 16 15 15 12 10 = 14
27/12 a 31/12/2004 17 16 16 12 10 = 14
03/01 a 07/01/2005 18 16 16 17 19 = 17
MÉDIA GERAL: 13 pontos – Sucesso


Em Breve a 3ª Colocada

Nenhum comentário:

Postar um comentário